Os Mecanismos da Reencarnação

OS
MECANISMOS DA REENCARNAÇÃO

Quais são os fatores determinantes
no processo reencarnatório?

Por: Cícero
Marcos Teixeira

Histórica e culturalmente, a gestação ou
gravidez é considerada função da mulher. Isso é verdadeiro do ponto de vista
biológico. Entretanto, na visão espírita, não se circunscreve apenas à mulher
propriamente dita.

A gravidez é também um estado psicofísico, emocional,
que envolve o homem, juntamente com a mulher, no desempenho da função
procriadora de um novo corpo físico, com a participação direta, consciente ou
inconsciente, do espírito reencarnante.

Portanto, no mínimo três
individualidades estão diretamente envolvidas na dinâmica da gestação de um novo
corpo físico.

O homem, em particular, precisa se educar e se auto-educar,
no sentido de assumir e desempenhar a função da paternidade em toda a sua
abrangência e plenitude conscientemente, não transferindo à mulher toda a
responsabilidade na ação co-criadora da gestação de um corpo físico de um filho
ou uma filha.

Preliminarmente, destaca-se a interação bioenergética
anímico-mediúnica das partes interessadas na ação co-criadora da
paternidade-maternidade, na dinâmica da gestação. Tal intervenção se faz
consciente ou inconscientemente, além daquela psicofísica, em nível biológico
propriamente dito.

Por que interação anímico-mediúnica consciencial? É de
conhecimento geral que as dimensões biológicas, psicológicas, emocionais e
sentimentais são componentes dinâmicos da gestação de um corpo físico para ser
veículo da consciência individual reencarnante, na condição de filho ou filha.
Com a interação anímico-mediúnica não há o mesmo reconhecimento. Entretanto,
efetua-se nas diferentes fases da gravidez, desde a etapa que precede o grande
momento da fecundação biológica, prossegue ao longo de todo o período
gestacional e culmina com a fase do parto propriamente dito, ocorrendo com maior
ou menor freqüência ao longo da vida de relação da vida familiar entre pais,
filhos e irmãos nas mais variadas circunstâncias.

INTERAÇÃO
MENTE-MATÉRIA

Tal interação se processa através das funções Psi,
inerentes ao psiquismo dos pais gestantes e filho ou filha reencarnantes durante
a gestação propriamente dita, através de percepções extra-sensoriais.

Não
se conhece ainda, em detalhes mais profundos, o dinamismo psicofísico, sensorial
e extra-sensorial de tal processo mento-afetivo, que não se circunscreve apenas
à dimensão biológica, mas inclui também a psicológica – a emoção, o sentimento e
a maior ou menor lucidez cognitiva consciencial.

Mas o que se pode
afirmar, a partir do conhecimento parapsicológico das funções Psi (divididas em
Psi-gamma – telepatia, clarividência e clariaudiência – e Psi-Kappa – ação da
mente diretamente sobre a matéria) e dos informes dos espíritos, é que a mente
reencarnante exerce sua ação teledinâmica através de campos bioenergéticos
modeladores e organizadores do perispírito, interferindo na organogênese do
corpo físico, com a correspondente participação dos pais gestantes.


A
mente reencarnante exerce sua ação teledinâmica através de campos bioenergéticos
modeladores e organizadores do perispírito, interferindo na organogênese do
corpo físico

A
análise de fatores intervenientes nesse processo de interação dinâmica pressupõe
a constituição fisiopsicossomática do homem, cuja anatomia fisiológica é
composta de outros corpos energéticos mais sutis, que servem de substrato para a
composição do sistema ternário humano (corpo, espírito e perispírito) quando
encarnado do ponto de vista espírita, especificamente, ou do sistema septenário,
na visão de escolas espirituais orientais, sem nenhum antagonismo excludente,
mas implícita e explicitamente complementares. Nesta oportunidade, não se
pretende aprofundar na complexidade bioenergética da individualidade em sua
dimensão extrafísica.

Entretanto, é necessário que se esclareça que, além
do complexo desse sistema de interação bioenergética, o homem e a mulher que se
propõem a assumir a responsabilidade da paternidade e da maternidade estabelecem
um campo bioenergético extrafísico, psicodinâmico, ideoplástico, anímico e
mediúnico, que pode favorecer a atração do espírito ou consciência preexistente
que vive no mundo espiritual como desencarnado; no respectivo plano
consciencial, compatível com o grau de evolução moral alcançado.

PRINCÍPIOS
FUNDAMENTAIS

Propomos os seguintes princípios fundamentais do
processo de gestação à luz do Espiritismo:

1. O ser humano é um espírito ou consciência
individualizada, dotada de razão, instrumentalizada pela linguagem,
livre-arbítrio, instinto, memória, emoção e sentimento;

2. O espírito ou o eu-consciência é arquiteto de seu
próprio destino, em obediência às leis da vida: evolução, reencarnação, ação e
reação ou lei do carma e lei do progresso, através da qual expande a consciência
rumo à plenitude do ser;

3. O
espírito desencarnado preexiste à formação do seu corpo físico, pensa, sente e
age de acordo com o seu estágio de evolução cognitiva, sentimento e moralidade,
no respectivo plano consciencial e extrafísico;

4. Em obediência ao principio universal de afinidade,
sintonia e ressonância, quando oportuno ou necessário, o espírito, em função de
sua necessidade de realização e auto-realização, vê-se na contingência de "um
novo renascer" no plano físico para prosseguir sua evolução
planetária;

5. Nessa fase de sua
evolução, de acordo com sua maior ou menor autonomia volitiva, necessidade e
merecimento, se propõe e/ou se dispõe a participar do planejamento de sua nova e
futura reencarnação;

6. O
planejamento reencarnatório envolve complexas medidas dinâmicas e teledinâmicas
de natureza bioenergética no plano extrafísico, de acordo com a "Genética
Espiritual" e lei de ação e reação que estabelecem as condições orientadoras na
execução do plano reencarnatório individual, de modo a permitir que cada
espírito herde de si mesmo, com a contribuição de seus pais no plano físico. Tal
planejamento é orientado e administrado nos planos extrafísicos por entidades de
elevada sabedoria e hierarquia espiritual;

7. A maior parte da humanidade terrestre, encarnada e
desencarnada, ainda se encontra nos primeiros estágios de evolução. Goza de
autonomia muito restrita e não tem condições de usar o livre-arbítrio com
discernimento;

8. Quanto maior
for o grau de evolução consciencial ao longo de seu continuum histórico
palingenésico maior será a participação direta do espírito reencarnante em todas
as fases do planejamento e execução de sua própria reencarnação, sob a
assistência técnica dos "geneticistas" e "embriologistas", podendo participar da
modelagem do futuro corpo físico, em obediência às leis da "herança espiritual"
condicionantes da herança psicofísica biológica;

9. O espírito encarnado ou desencarnado é assistido
nas suas necessidades de auto-realização e progresso de acordo com a lei de
merecimento;

10. O espírito
candidato à nova experiência reencarnatória no plano físico passa por uma fase
preparatória de análise e auto-análise através de um processo de profunda
introspecção, mediante urna visão retrospectiva de sua história pessoal,
valendo-se dos registros de sua memória absoluta, vê com clareza e em detalhes
esclarecedores as ações pretéritas, podendo ser assessorado pelos mentores no
planejamento de um novo projeto reencarnatório. Após esse exame analítico
consciencial, cada espírito entra em uma nova etapa de programação da futura
existência, em função de sua herança espiritual;

11. Providências gerais e específicas são tomadas no
sentido de conjugar harmonicamente o livre-arbítrio e o determinismo da lei de
causa e efeito, objetivando sempre o progresso e o aperfeiçoamento individual e
coletivo;

12. Em obediência à lei
de sintonia, afinidade e ressonância, cada espírito encontra-se ligado ao
respectivo grupo familiar e racial, ao seu povo ou nação, ao longo do continuum
histórico palingenésico;

13.
Desse modo, a escolha do grupo familiar e dos futuros pais obedece aos
princípios gerais das leis citadas, em consonância com a respectiva herança
consciencial, psicológica e espiritual. Essa herança fica registrada na memória
genética perispirítica através das matrizes Psi dos respectivos genes. Estes
irão se expressar por meio do genótipo ou fenótipo no plano biológico, através
da organogênese do futuro corpo físico, com a contribuição biogenética dos
respectivos pais.

PROCESSO
REENCARNATÓRIO

Estabelecidas as diretrizes gerais e específicas
para a viabilidade do planejamento reencarnatório, o espírito reencarnante entra
na fase préreencarnatória, cujo tempo de execução varia de acordo com as
características e necessidades específicas de cada individualidade, levando em
conta todos aqueles princípios já explanados.

FASE
PREPARATÓRIA

Ocorre, nesta fase, na dimensão
extrafísica:

– Escolha dos futuros
familiares e pais biológicos, em função de compromissos, comprometimentos e
vinculações cármicas:


Estabelecimento do programa geral de futuras realizações e auto-realizações no
plano físico, tendo em vista os objetivos educativos a serem
atendidos;

– Prévia escolha ou
determinação de sexo genético, que se verifica de acordo com a respectiva
sexualidade e características genético-espirituais do reencarnante e segundo
determinantes cármicos conscienciais preexistentes, tendo em vista futuras
realizações;

– Definição do tipo
de reencarnação: compulsório ou de livre escolha; provacional; expiatória;
sacrificial ou missionária;


Execução do plano de associação e vinculação psicodinâmica, bioenergética,
mental e afetiva – essa fase inclui os futuros pais gestantes e demais
familiares, segundo as necessidades de harmonização, entendimento, apoio mútuo,
afinidade, sintonia e ressonância.

Em conseqüência das
necessidades e exigências específicas de bem cumprir os imperativos naturais das
leis da vida, já citadas, nessa etapa da fase preparatória, o espírito candidato
à nova reencarnação passa a conviver no clima psicofísico e emocional dos
futuros pais em especial, interagindo dinamicamente com os mesmos, procurando
estabelecer as melhores relações de sintonia, afinidade e ressonância
indispensáveis ao êxito da concretização do complexo e laborioso planejamento
reencarnatório. Múltiplas operações bioenergéticas e magnético-espirituais podem
ser realizadas pelos espíritos construtores nas intervenções que se fizerem
necessárias na organização perispirítica do reencarnante. Para poder efetivar a
ligação com a célula-ovo no zigoto, a partir da fecundação propriamente dita,
ocorre previamente no plano extrafísico, a miniaturização, que se caracteriza
pela redução da forma perispirítica.

Com base na análise dos mapas
cromossômicos e organogênicos, tais intervenções se fazem no sentido de orientar
a modelagem bioenergética e genético-estrutural referente à embriogênese e
morfogênese do futuro corpo físico, em consonância com a herança cármica e o
programa de realização na nova experiência reencarnatória.

Efetuadas as
operações de imantação e ligação do perispírito da consciência do reencarnante à
célula-ovo, no terço médio da trompa de Falópio, segue-se a nidação no útero
materno, com a participação mento-afetiva dos pais gestantes e do filho ou
filhos reencarnantes.

FASE
ORGANOGÊNICA

Após a fecundação propriamente dita, inicia-se a
fase organogênica, envolvendo embriogênese, histogênese e morfogênese, em
obediência às leis biogenéticas, culminando no crescimento e desenvolvimento do
corpo físico que virá a nascer posteriormente.

Na realidade, para o novo
corpo físico é nascimento, mas para o espírito reencarnante é um novo
renascimento. À medida que se processam as fases embriológicas e organogênicas,
culminando no crescimento e desenvolvimento do feto, o reencarnante vai
adensando o seu perispírito miniaturizado e, conseqüentemente, vai entrando num
estado de bloqueio de memória, com o esquecimento total ou parcial de suas
vivências reencarnatórias anteriores.


À
medida que se processam as fases embriológicas e organogênicas, o espírito vai
entrando num estado de bloqueio de memória

Essa
é uma das causas do esquecimento, que constitui um mecanismo de defesa e
autopreservação de natureza neurofisiológica, psicológica, consciencial e,
sobretudo, de ordem ética.

As idéias deste artigo são resultado de um
esforço de teorização sobre uma experiência que está em pleno desenvolvimento.
Por isso, o que aqui registramos poderá ser aprofundado ao longo do tempo. Novos
conceitos poderão ser propostos. A educação de pais gestantes à luz do
Espiritismo é uma necessidade urgente que se situa no âmbito das finalidades
educacionais e terapêuticas da casa espírita, numa perspectiva mais ampla que
relaciona o Espiritismo com as áreas da educação, higiene e saúde.

Fonte: Revista Cristã de Espiritismo (edição
07)

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sou simples mas co objetivos e convicções definidos.
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