Não é mais possível a visão mitólogica de Deus e da Bíblia

NÃO É MAIS POSSÍVEL A VISÃO MITOLÓGICA

DE DEUS E DA BÍBLIA

 

José Reis Chaves, teólogo

 

       Na Antiguidade, o conhecimento sobre Deus, a Bíblia e tudo o mais era mitológico. Só depois é que surgiu o saber filosófico e científico.

 

       Algumas doutrinas cristãs e a própria Bíblia, infelizmente, receberam influências da mitologia. Mas nem por isso deixamos de respeitá-las, pois não devemos menosprezar qualquer crença. E algumas dessas doutrinas cristãs não contam com o respaldo da Bíblia e, às vezes, são até contrárias a ela. E são essas doutrinas que constituem a pedra angular da construção das teologias polêmicas, a partir do 4º século, as quais, hoje, mais do que nunca, emperram seriamente o cristianismo.

 

       Quando o Meigo Nazareno disse que o Consolador a ser enviado nos faria lembrar de suas palavras, Ele sabia que o cristianismo se desviaria de seus ensinamentos e que, portanto, ele, o cristianismo, precisaria ser relembrado deles pelo Consolador, que é exatamente a Doutrina Espírita, pois é ela que nos lembra realmente a mensagem evangélica do Nazareno de amor incondicional, e até para com os inimigos. “Conhecereis meus discípulos por se amarem uns aos outros.” Esse amor, de fato, foi colocado em segundo plano pelos teólogos, cujas doutrinas dogmáticas passaram a ser o fundamento do cristianismo. Por exemplo, ninguém morreu nas fogueiras da Inquisição porque deixou de praticar o amor, mas porque rejeitava algum dogma. Algumas verdades são dolorosas para certas pessoas, o que lamento. Mas se ninguém disser nada, a coisa vai ficar pior! Tudo muda no mundo. Não façamos do cristianismo um museu!

 

        Realmente, o cristianismo está numa crise milenar por ter estacionado em doutrinas teológicas, que Jesus não ensinou. No final dos tempos, não do mundo, o Meigo Nazareno não vai dizer tomai posse, benditos de meu Pai, da recompensa por terdes acreditado ou não nisso ou naquilo, mas por terdes dado de comer a quem tem fome, por terdes visitado os doentes etc. E Ele disse mais: que até um copo de água dado a alguém em seu nome teria a recompensa. Graças a Deus, o número de fiéis de mentalidade curta está sendo substituído pelos de mentalidade culta. É a evolução cultural do cristianismo descoroçoando seus erros. A fé é a aceitação de coisas que se desconhecem, mas tem que ser inteligente e raciocinada.

 

        Desde os primórdios do cristianismo, que as autoridades religiosas detestam os médiuns (pneumáticos), pois nem todas elas têm esse dom. E isso as humilha. E a reencarnação as incomoda, pois só com ela pode existir o Deus Verdadeiro, Pai de bondade, misericórdia e amor infinito, que sempre nos dá novas chances de regeneração. Interessam-lhes o Deus do inferno literal e a vida única, para que elas se projetem como tábuas da nossa salvação, aplacando a suposta ira divina. 

 

         E, assim, a mediunidade e a reencarnação, apesar de estarem na Bíblia (são Mateus 17, 13; Sabedoria 8,19 e 20; são Mateus 11, 14;  Jó 8,9; Eclesiástico 46,20; e 1 Coríntios, nos capítulos 12, 13 e 14), foram banidas do cristianismo, que se deixou também influenciar pelas ideias mitológicas bíblicas e das religiões anteriores a ele. E são esses erros responsáveis pelo fato de o cristianismo estar capengando!

 

======

 

  Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,  pode ser lida também no site www.otempo.com.br   Clicar colunas.   Ela está liberada para a publicação. Nas publicações, fico grato pela citação de meus livros: “A Face Oculta das Religiões” e “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”, Ed. EBM, SP, e meu e-mail: jreischaves@gmail.com Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail:  contato@editorachicoxavier.com.br e o telefone: 0800-283-7147.

 

Anúncios

Sobre aricarrasco

sou simples mas co objetivos e convicções definidos.
Esse post foi publicado em Espiritismo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s