CRISTIANISMO PRIMITIVO e DOUTRINA ESPÍRITA

Cristianismo primitivo e Doutrina Espírita

“As raposas têm tocas e as aves dos
céus, ninhos;
mas o Filho do Homem não tem onde
reclinar a cabeça.” (Mt., 8:20.)

 

Todas as correntes religiosas cristãs se
qualificam como seguidoras dos princípios morais e dos ensinamentos implantados
por Jesus. No entanto, a maioria de seus adeptos não se dá ao trabalho de
conhecer os outros princípios religiosos que buscam Jesus. Assim, recebem as
informações incompletas, preconceituosas e destorcidas, ensinadas pelos diversos
dirigentes e responsáveis por suas religiões. No que concerne ao Espiritismo,
boa parte dos seus adeptos, embora aceitando os princípios da Doutrina e
acompanhando a sua literatura, principalmente a de origem mediúnica, não se
dedica ao estudo sistemático das obras básicas da Codificação e as que lhe são
complementares e subsidiárias. O preconceito é a ausência de conceito, por isso
o Mestre nos orienta, em João, 8:32, que busquemos a verdade, pois só assim nos
libertaremos.

Ao refletirmos sobre o conteúdo do capítulo 8,
versículo 20 do evangelho de Mateus, citado acima, encontramos motivos para um
balanço reflexivo ao longo da história. Este balanço passa pela avaliação do que
Jesus realmente pregou e do que se tem praticado, em seu nome, ao longo desses
dois mil anos.

Jesus demonstra neste versículo como deveriam ser
os seus seguidores: tomar como ensino fundamental que o reino dele não é deste
mundo e ter, antes de tudo, desprendimento e desinteresse total por tudo o que é
efêmero, principalmente os bens materiais.

Jesus não fundou igrejas ou nenhum outro tipo de
edificação com finalidade de prática religiosa. A sua religião foi o amor
caracterizado na simplicidade dos profundos ensinamentos, no atendimento e
assistência ao necessitado em qualquer lugar.

Segundo Mateus, “Jesus percorria toda a Galiléia,
ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando toda e
qualquer doença ou enfermidade do povo”.

A sua fama espalhou-se por toda a Síria, de modo
que lhe traziam todos os que eram acometidos por doenças diversas e atormentados
por enfermidades, bem como endemoninhados, lunáticos e paralíticos. E Ele os
curava. (Mt., 4:23 e 24.)

Observemos a sua maneira de assistir e ajudar os
sofredores e comparemos com o que praticam hoje, aqueles que se intitulam seus
seguidores. Será que estão seguindo e praticando realmente as obras de Jesus?
Podemos descobrir, sem muita dificuldade, o quanto se encontram distantes do
ensino do Mestre. O que chamam de religião é algo destoado ao longo da história
pela imposição de dogmas e conceitos que não sintonizam com a mensagem do
Evangelho do Mestre.

Muitas correntes religiosas costumam afirmar que
a Doutrina Espírita não é uma religião. Sabemos que no aspecto característico
constitucional, a Doutrina Espírita possui tríplice aspecto: filosófico,
científico e religioso. Por isso, o Espiritismo não é uma religião constituída
nos moldes da maioria das religiões dogmáticas e ritualistas tradicionais. O seu
aspecto religioso não possui hierarquia nem dogmas. Não possui rituais nem
sacerdotes, nem pastores, nem dízimos, nem sacrifícios de animais, nem
despachos, nem andores, nem cromoterapia, nem amuletos, nem queima de incensos,
nem velas ou qualquer outro tipo de simpatia ou ritual.

O Espiritismo adota em sua totalidade os
ensinamentos de Jesus buscando-os em sua essência e unindo-os ao “Fora da
caridade não há salvação”, preconizado por Allan Kardec.

Quando analisamos as recomendações de Jesus, o
Cristo, no evangelho de Mateus, capítulo 25 versículos 34 a 36, sobre o “Juízo
Final”, verificamos o quanto estes ensinamentos são compatíveis com a Doutrina
Espírita. “Vinde, benditos de meu Pai, recebei por herança o Reino preparado
para vós desde a fundação do mundo.

Pois tive fome e me destes de comer. Tive sede e
me destes de beber. Era forasteiro e me recolhestes.

Estive nu e me vestistes, doente e me visitastes,
preso e viestes me ver.”

Esta é a grande receita de Jesus para os que
querem segui-lo praticando os seus ensinamentos. A Doutrina Espírita está
perfeitamente sintonizada com estes conceitos e orientações de Jesus na sua
conduta de assistência aos necessitados do caminho. Através de suas creches,
hospitais, sanatórios, asilos, abrigos, distribuição de enxovais e gêneros
alimentícios, busca o Espiritismo a execução destas recomendações de Jesus.

As orientações feitas por Ele quando da escolha
dos seus discípulos traz o verdadeiro roteiro a ser seguido: “Curai os doentes,
purificai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios. De graça
recebestes, de graça dai.

Não leveis ouro, nem prata, nem cobre nos vossos
cintos, nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem
cajado, pois o operário é digno do seu salário”. (Mt., 10:8-10.)

Estes versículos representam a base do
Cristianismo nascente. A essência prática e o entendimento destes princípios
parecem esquecidos nas estradas do tempo. A Doutrina Espírita chega ao século
XIX com o objetivo de ressuscitar estes conceitos de Jesus e lembrar o que Ele
deixou como roteiro para a prática do seu Evangelho. Está o Espiritismo lado a
lado com estes ensinamentos e solicita dos cristãos, de todas as correntes
religiosas, que se voltem para o resgate da mensagem original de Jesus.

A receita é pura, simples, cristalina e
autêntica. Sem véus nem subterfúgios. Pois que Jesus deu o maior exemplo
nascendo em uma manjedoura e tendo como leito de morte uma cruz, além de não
ter, durante sua passagem entre nós, onde reclinar a cabeça.

Tudo que praticou foi de forma singela, simples e
amorosa. Chorou sobre Jerusalém por não poder juntar os seus filhos e deixou
para nós a responsabilidade de nos unirmos e praticar os seus preceitos em
essência e espiritualidade.

A Doutrina Espírita chega e nos traz de volta a
condição para ressuscitarmos a mensagem de Jesus. Trabalhemos, pois, com ela e
busquemos o resgate e a conquista do retorno à cristalinidade da mensagem vivida
por todos os que praticavam o Cristianismo Primitivo.

Sê conosco Jesus!

SEVERINO CELESTINO DA
SILVA
João Pessoa – PB
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Sobre aricarrasco

sou simples mas co objetivos e convicções definidos.
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