PENSAMENTO E CONDUTA

“A maior caridade que praticamos em relação à Doutrina Espírita é a sua divulgação.”

Emmanuel

 

PENSAMENTO E CONDUTA

 

           “O pensamento, afirmam os enciclopedistas, no seu sentido lato, compreende todos os fenômenos cognoscitivos e intelectivos, por oposição aos afetivos e volitivos.”

           Dínamo portador de energias específicas, o pensamento traduz o grau de evolução de cada Espírito do qual procede.

           Força poderosa, irradia-se dos centros psíquicos e espraia-se pelo domicílio corporal vitalizando-o ou debilitando-lhe os campos vibratórios sob a continuada onda da força que contém.

           Todas as construções do Universo procedem, como ele mesmo, do Divino pensamento criador. Na área das formas e realizações humanas, se iniciam todas as combinações nos refolhos do pensamento.

           Eis porque o ser humano é co-criador, contribuindo com a sua quota na elaboração de novas realidades, ou infelizmente na sua desagregação, que dá origem a diferentes construções.

           O pensamento é energia viva que necessita ser canalizado conscientemente, a fim de produzir com eficiência e promover com elevação aquele que emite.

           Não apenas se detém nesses aspectos a ação do pensamento, mas também alcança outros seres vivos, produzindo efeitos correlatos à qualidade de onda pela qual se expressa.

           Quando portador de vibrações perniciosas — ódio, reproche, ciúme, ressentimento, rancor, cobiça, sensualidade etc. —, aflige aquele contra quem é direcionado, aturdindo-0 e debilitando-o, em ação psicocinética degenerativa.

           O oposto, quando se reveste de sentimentos superiores — saúde, bem-estar, amor, compreensão, solidariedade, perdão, tolerância etc. —, vitaliza e estimula aquele em favor de quem é projetado, auxiliando com eficácia..

           Em qualquer sentido para o qual se encaminha, primeiramente atinge a organização emissora produzindo danos ou bênçãos.

           O pensamento sempre reproduz os anseios evolutivos do indivíduo, que se deve disciplinar mentalmente, de modo a harmonizar a usina geradora, a fim de se transformar em fonte de luzes.

-0-

           Mediante o pensamento que cultivas, podes modelar as asas que te facultarão planar acima das vicissitudes ou carregar-te de pesos que te chumbarão ao solo.

           Os pensamentos saudáveis envolvem o ser em alegria e bem-estar, enquanto os de natureza inferior constroem masmorras sombrias onde estorcega na loucura e na desesperança.

           O pensamento pode encaminhar-te a Deus ou encarcerar-te em cruéis prisões sem grades, que te manterão cativo embora te movimentes em toda parte.

           O que penses, constitui-te realidade, exigindo-te submissão, quando pernicioso, ou liberdade, se alvissareiro.

           Os condicionamentos perturbadores decorrem dos pensamentos primários, que não se renovam, estabelecendo elos de vigorosas correntes que te jungem às paixões inferiores.

           Da mesma forma, a ideação do bem em pensamentos otimistas enriquece-te de realizações que se concretizam através da vontade que lhe subsidia as aspirações.

           Todo ser humano, portador de normalidade, pensa. O conteúdo do pensamento será a sua opção de liberdade ou de cativeiro, de saúde ou de enfermidade, de vida ou de morte…

-0-

           A tua onda mental define o teu nível de consciência moral.

           Torna-se-te indispensável exercitar o pensamento nos propósitos superiores, substituindo aqueles deprimentes e perturbadores a que estás acostumado.

           A ânsia de felicidade, que se encontra ínsita em todos os Espíritos, auxiliar-te-á a estabelecer os parâmetros entre gozos e plenitude, demonstrando-te que o prazer devorador e célere, sempre deixa amargura, enquanto que a legítima satisfação proporciona renovação, entusiasmo e harmonia.

           Pensa bem, e te enriquecerás de paz.

           Pensa mal, e te sombrearás estrada afora entre espículos e amarguras.

(De “Fonte de Luz”, de Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Joanna de Ângelis)

Anúncios

Sobre aricarrasco

sou simples mas co objetivos e convicções definidos.
Esse post foi publicado em Espiritismo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s