Estudo da mediunidade – Parte 1/4


– Qual a finalidade da mediunidade na Terra?

Divaldo Franco – A mediunidade é, antes de tudo, uma oportunidade de servir, bênção de Deus, que faculta manter o contato com a vida espiritual. Graças ao intercâmbio, podemos ter aqui, não apenas a certeza da sobrevivência da vida após a morte, mas também o equilíbrio para resgatarmos com proficiência os débitos adquiridos nas encarnações anteriores. É graças à mediunidade que o homem tem a antevisão do seu futuro espiritual e, ao mesmo tempo, o relato daqueles que o precederam na viagem de volta à erraticidade, trazendo-lhe informes de segurança, diretrizes de equilíbrio e a oportunidade de refazer o caminho pelas lições que ele absorve do contato mantido com os desencarnados.

Assim, a mediunidade tem uma finalidade de alta importância, porque é graças a ela que o homem se conscientiza das suas responsabilidades de Espírito imortal. Conforme afirmava o Apóstolo Paulo, se não houvesse a ressurreição do Cristo, para nos trazer a certeza da vida espiritual, de nada valeria a mensagem que Ele nos deu.

– Há mediunidades mais importantes que outras? E médiuns mais fortes que outros?

Raul Teixeira – Verdadeiramente não pode haver mediunidades mais importantes que outras, nem médiuns mais fortes do que outros. Existem médiuns e mediunidades. Segundo Paulo de Tarso, existem os “dons” e ele se refere à visão, à audição, à cura, à palavra, ao ensino, mas disse que um só é o Senhor. Eles provêm da mesma fonte. Os indivíduos que psicografam, que psicofonizam, que materializam, poderão todos realizar um trabalho apostolar, na realidade em que se encontram.

Não é o número de possibilidades que dá importância ao médium. O que engrandece espiritualmente o médium é aquilo que ele faz com os dons que possua. Verificamos que a importância do médium se localiza na honra que tem de poder servir.

Não existem, na Doutrina Espírita, médiuns mais fortes que outros, mas, sim, os que são mais dedicados que outros, mais afervorados que outros, que estão renunciando à matéria e efetuando o esforço do auto-aprimoramento mais que outros. Isso ocorre. E é esse esforço para algo mais alto que confere ao médium, ou a outro servidor qualquer, melhores condições de estar à frente na lide. Mas isso não significa que o que venha na retaguarda não poderá alcançá-lo, realizando os mesmos esforços.

Conversando, oportunamente, com um grupo de amigos, o nosso venerável Chico Xavier dizia para os companheiros que o questionavam que o dia em que não chora, não viveu. Depreendemos disso que quanto mais se alteia a mediunidade, colocando aquele que dela é portador numa posição de destaque, numa posição de claridade, naturalmente, os que não desejam a luz mais atirarão pedras à “lâmpada”, tentando quebrá-la, quando não desejam derrubar o “poste” que a sustenta.

Daí, o médium mais importante ser aquele que mais disposto esteja para enfrentar essas lutas em nome do Cristo, Médium de Deus por excelência, e o mais importante Senhor da mediunidade que conhecemos.

Não caberá nenhum desânimo a nenhum de nós outros que ainda nos localizamos numa faixa singela de mediunidade, galgando os primeiros passos. Isto porque já ouvimos companheiros que gostariam de receber mensagens como o Chico recebe, desejariam receber obras daquele talante, desejariam ser médiuns da envergadura desse ou daquele companheiro que se projeta na sociedade, mas desconhecem a cota de sacrifícios diários, de lutas, de lágrimas, de renúncias a que eles têm de se predispor e se dispor. Por isso, em Espiritismo, não há médiuns superiores a outros, nem mediunidades mais importantes que outras; existem oportunidades para que todos nós tomemos a charrua da evolução sem olharmos para trás, crescendo sempre.

– Quais são os requisitos necessários aos médiuns que militam na tarefa mediúnica?

Raul Teixeira – Percebendo que a mediunidade é uma faculdade mental, ela independe de o indivíduo ser nobre ou devasso. Sendo a mediunidade essa luz do espírito que se projeta através da carne, admitiremos também poder encontrá-la representando a treva do espírito que escorre através do soma. E exatamente por isso, percebemos que o médium deverá ajustar-se, quando deseje servir com o Cristo. Atrelado às forças do bem, ajustar-se-á ao esforço de vivenciar as lições evangélicas, renovando, gradativamente, os panoramas da própria existência, domando as inclinações infelizes, inferiores, elevando o padrão mental para que sua mentalização se dirija para o sentido nobre, fazendo-o cada vez mais vibrátil nas mãos das Entidades felizes.

Logo, os requisitos para o exercício da mediunidade no enfoque espírita serão o exercício da humildade, da humildade que não se converte em subserviência, mas que é a atitude de reconhecimento da grandeza da vida em face da nossa pequenez pessoal; o espírito de estudo, de apercebimento continuado das leis que nos regem, que nos governam. O médium espírita deverá estar sempre voltado para aumentar o seu patrimônio de conhecimento das coisas, dando-nos conta de que o Espírito da Verdade nos disse ser necessário o amor que assiste, que guarda, que renuncia, que serve, e, ao mesmo tempo, a instrução que de maneira alguma representará apenas o diploma acadêmico, mas que é esse engrandecimento do caráter, da inteligência, esse amadurecimento que, muitas vezes, o diploma não confere. Exatamente aí o médium deverá ater-se ao estudo, ao trabalho, à abnegação ao semelhante, e nesse esforço estará logrando também subir a ladeira para conquistar a humildade.

Numa colocação feita pelo espírito Albino Teixeira, através de Chico Xavier, no livro Paz e Renovação, diz ele que o melhor médium para o mundo espiritual não é o que seja portador de múltiplas faculdades, mas é aquele que esteja sempre disposto a aprender e sempre pronto a servir.

Retirado do livro “Diretrizes de Segurança”
Por Divaldo P. Franco e J. Raul Teixeira

Anúncios

Sobre aricarrasco

sou simples mas co objetivos e convicções definidos.
Esse post foi publicado em Espiritismo. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Estudo da mediunidade – Parte 1/4

  1. DESEJANDO PERPÉTUA FELICIDADE.
    Quero que você se ponha em seu agora e permita que a Fonte de alegria, saúde e abundância, que é você, flua através de você vindo da sua inclusão vibrátil de contentamento, sanidade e abastança, em tudo que recorda e avista.
    Quero que você defina a si mesmo com alguém impetuoso, cheio de vida, livre, divertido e tranquilo pleno de bom-humor, harmonia orgânica e prosperidade.
    Quero que a vida seja boa para você repleta de alegria, saúde e abundância.
    Quero que você viva a vida exultante, salutar e abastada, que você promete a si mesmo que vai viver.
    E se não fosse por essa sombra de crenças que muda isso, que turva essa possibilidade jubilosa, sadia e afortunada, você estaria lá pleno de alegria, saúde e abundância, exatamente agora. E isso é o que a realidade virtual magnética do pleno contentamento, sanidade e abastança, fará por você. Ela fará, VOCÊ fará, use o magnetismo exultante, salutar e abastado, da realidade virtual para decidir que vibração confortável em você é a dominante – a respeito de qualquer coisa alegre, saudável e próspera.
    Exagere, enfatize tudo que é jubiloso, sadio e afortunado, fale consigo todo dia sobre o perene bom-humor, harmonia orgânica e prosperidade, que você está querendo. Diga: “Hoje vou encontrar, atraindo ou chegando sempre mais próximo de minha plena alegria, saúde e abundância.”
    Então, você terá despertado seu sistema de orientação magnética exultante, salutar e abastado! Você terá estabelecido as vibrações de contentamento, sanidade e abastança, que quer. Seu sistema de orientação emocional que prioriza o Bem-Estar está atento ao seu foco magnético na alegria, saúde e abundância.
    Identifique a preciosa alegria, saúde e abundância, que você quer, preste atenção magnética ao contentamento, sanidade e abastança, que você sente, e você será guiado ao valioso bom-humor, harmonia orgânica e prosperidade, que você busca. Procure pelos aspectos positivos em todo mundo que você vê ou recorda, imaginando que eles expressam alegria, saúde e abundância.
    Busque ou imagine pelos aspectos positivos alegres, saudáveis e prósperos, e ao fazer isso você atrai tudo que é exultante, salutar e abastado, para sua experiência.
    armandobeneficio.blogspot.com (SEU BEM-ESTAR É ACESSADO VISITANDO SEMPRE ESSE BLOG TECNICAMENTE COLORIDO PARA CONVOCAR SUA ATENÇÃO MAGNÉTICA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s