Estudo da mediunidade – Parte 4/4

Estudo da mediunidade – Parte 4/4

– O médium é responsável por toda e qualquer comunicação mediúnica?

Divaldo Franco – Deve sê-lo, porque não é um autômato. Quaisquer comunicações que lhe ocorram são através do seu psicossoma ou perispírito. A conduta do médium é de sua responsabilidade e, graças a essa conduta, ele responde pela aplicação de suas forças mediúnicas.

É muito comum a pessoa assumir comportamentos contrários ao bom-tom e depois dizer que foram as entidades perniciosas que agiram dessa forma. Isso é uma evasão da responsabilidade, porque os espíritos somente atuam pelo médium, nele encontrando receptividade para as suas induções. É importante saber que o médium é responsável pela manifestação que ocorra através dele. Para que se torne um médium seguro, um instrumento confiável, é necessário que evolua moral e intelectualmente, na razão em que exercita a faculdade.

– O endeusamento do médium constitui perigo para a mediunidade? Por quê?

Raul Teixeira – Evidentemente que tudo aquilo que constitui motivo de tropeço na estrada de qualquer criatura naturalmente poderá levá-la à queda. Em se tratando de médium e de mediunidade, todo e qualquer endeusamento é plenamente dispensável, mesmo porque entendemos que o médium não fala por si próprio. O que ele apresenta de positivo, de nobre, de engrandecedor, deve-se à assistência e à misericórdia dos Espíritos do Senhor, não havendo motivo, portanto, para que se vanglorie de uma virtude, de uma grandeza que ainda não lhe pertencem.

Por outro lado, se o fenômeno ao qual ele serve de intermediário não constitui essa grandiosidade, se são fenômenos modestos, ou se houve algum equívoco ou alguma fragilidade nas colocações que alguma entidade apresentou, também não é motivo para que o médium se atormente, se entristeça, porque terá sido apenas o filtro. Necessita, sim, a partir de então, de ter o cuidado de estar cada dia mais vigilante, para que esse empobrecimento não se amplie, para que não seja co-participante dessa deficiência e para que ele, cada vez mais, se dê conta de que a vaidade poderá ser-lhe prejudicial.

Por isso, qualquer endeusamento é desnecessário, é improfícuo. Isso não dispensa que os companheiros, que estejam lidando com o médium, o possam incentivar para que ele cresça, para que ele se desenvolva cada vez mais e melhor, para que estude, para que sirva, para que trabalhe. Assim afirmamos porque temos visto oculta por trás desse broquel do não-endeusamento uma parte muito considerável de um personalismo infeliz, de um despeito torturante.

Muitas vezes, diz-se que não se deve elogiar o médium, porque não haveria necessidade para tanto. Porém, não se lhe diz nenhuma palavra que o impulsione para a frente, determinando uma posição de despeito, ou de indiferença. Se não precisamos dizer à criatura que ela é um médium melhor que Chico Xavier, e todos saberão que é uma inverdade, poderemos dizer: prossiga, meu irmão ou minha irmã, vá adiante… O Chico também começou nas lutas das suas experiências iniciais, claro que estamos deixando de lado aquela continuidade de tarefas que ele vem fazendo desde reencarnações anteriores, mas, de qualquer maneira, mesmo em encarnações anteriores ele iniciou pelo simples, pelas coisas mais modestas, e se hoje ele é esse filão de grandiosa mediunidade, é porque esforçou-se, devotou-se nesse anelo da perfeição espiritual.

O endeusamento, então, será sempre dispensável, mormente para aqueles médiuns que estejam começando, mas não deveremos deixar de incentivá-los, doutrinariamente, para que não sejam desanimados pela onda terrível que agride médiuns e mediunidades, nesses dias, que lança descrédito e tenta jogar desdouro por sobre a tarefa mediúnica.

Retirado do livro “Diretrizes de Segurança”
Por Divaldo P. Franco e J. Raul Teixeira

Anúncios

Sobre aricarrasco

sou simples mas co objetivos e convicções definidos.
Esse post foi publicado em Espiritismo. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Estudo da mediunidade – Parte 4/4

  1. LEIA AGORA E DIVULGUE ESSE TEXTO AGRADÁVEL (COM E-MAIL) E VAI ESTAR FOCANDO E ATRAINDO O MARAVILHOSO BEM-ESTAR.
    A JUSTIÇA SUPREMA OU LEI DA ATRAÇÃO SEMPRE ESTÁ FUNCIONANDO.
    Nunca houve uma injustiça em qualquer lugar ou tempo no Universo. A Lei da Atração só promove a poderosa justiça do mérito vibratório. A Lei da Atração amplifica a alinhada vibração de alegria, saúde e abundância, que está dentro de você.
    Usando a poderosa técnica psicológica de incluir em todo cenário memorizado as confortáveis vibrações de alegria, saúde e abundância, mais criamos ou atraímos o precioso contentamento, sanidade e abastança. Você merece todo bom-humor, harmonia orgânica e prosperidade, a que dá sua atenção magnética. Verifique que tudo que você aprendeu e pessoas que atraiu para sua companhia foi porque focou nelas sua poderosa atenção magnética. Você tem um imã no cérebro. O nome desse imã é “atenção”. Querendo ou não, sua atenção é sempre magnética. Foque sua atenção magnética na alegria dividindo esta agradável informação com os amigos e vai multiplicar contentamento. Comece imaginando que toda pessoa que lembra e encontra, expressa alegria, saúde e abundância, daí você vai atrair para sua vida mais contentamento, sanidade e abastança. Quanto mais você foca o bom-humor, harmonia orgânica e prosperidade, para acoplar em todo cenário memorizado, mais você merece e atrai equivalências vibratórias exultantes, salutares e abastadas, inclusive impulsos de ações e reações alegres, saudáveis e prósperas.
    Sou um indivíduo optante das vibrações de alegria, saúde e abundância. Formo meu ambiente físico focando o agradável contentamento, sanidade e abastança. Mudo e faço meu mundo de pleno bom-humor, harmonia orgânica e prosperidade. Sou livre de espaço e tempo para dar atenção magnética a tudo que é jubiloso, sadio e afortunado.
    Em qualquer lugar em mim existe criatividade vibrátil exultante, salutar e abastada.
    Quando você foca qualquer idéia desagradável que quer desativar o pensamento desconfortável é ativado. Vamos praticar a ativação do bom-humor, harmonia orgânica e prosperidade, com propósito deliberado jubiloso, sadio e afortunado, de atrair mais precioso contentamento, sanidade e abastança.
    Sempre está disponível a ferramenta psicológica da atenção magnética para ativar vibrações alegres, saudáveis e prósperas, que servem a você. Em um mês ativando vibrações exultantes, salutares e abastadas, você estará livre de todas as vibrações desconfortáveis que não estão servindo a você.
    A resistência (desalinhamento ou contradição) não apenas reduz sua experiência de vida, ela ofusca a qualidade vibrátil de alegria, saúde e abundância, de cada um de seus momentos. E, assim, a receita para uma experiência de vida longa e prazerosa é você ter muitas coisas jubilosas, sadias e afortunadas, nas quais pensar – sem resistência (contradição).
    Você pode reverter qualquer coisa incluindo vibrações de alegria, saúde e abundância. Enquanto você estiver liberando conscientemente resistência (contradição) e não permitindo que ela se acumule dando sempre atenção magnética ao agradável contentamento, sanidade & abastança – você pode permanecer fisicamente focado de modo prazeroso.
    armandobeneficio.blogspot.com (Acesse e amplie seu Bem-Estar com cores técnicas que convocam sua poderosa atenção magnética).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s